terça-feira, 8 de outubro de 2013

Desapegar das mágoas

Quando era criança tinha a dificuldade de perdoar. Ficava chateada, magoada, deixa de falar com quem gostava por motivos supérfluos. Minha mãe sempre falou que meu coração ia ficando duro, que ia me fazer mal não perdoar.

Anos se passaram e essa dificuldade permaneceu. Virou um orgulho bobo, ressentimentos desnecessários. Mesmo após estudar sobre as mágoas, os ressentimentos, que segundo McCurty “guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”, não conseguia perceber o quanto eu estava me prejudicando. Me afastei de pessoas que me fazem falta por motivos que nem recordo mais.

Um dia uma amiga me falou que alguém precisava do meu perdão. Parei pra pensar e vi o quanto uma simples frase pode me libertar e também libertar o outro. Com poucas palavras eu disse: “Fica tranquila, eu já te perdoei”. Um sorriso de alivio se abriu em mim.

Comecei a praticar, a desapegar das mágoas. Comecei a buscar, desculpar e pedir desculpas. Alguém me disse: “O Tempo é o Senhor”, pode ser, porém sem atitudes o tempo pode passar e as mágoas vão realmente deixando o coração duro...



“Pedir desculpas nem sempre significa que você está errado e a outra pessoa certa. Significa apenas que você valoriza mais a relação do que seu ego.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário