segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cicatrizes, marcas.

Olhando para meu corpo vejo marcas, cicatrizes, tatuagens, que através delas me lembro de histórias e fatos da minha vida. Podem ser eles cômicos, engraçados, tristes. Estão ali, compondo a minha estrutura. Aquela marca na mão?! Ah, uma queimadura boba de brigadeiro de panela. Aquela no cantinho da boca?! Ihh, essa é velha. Quando tinha uns três ou quatro anos, história um pouco longa, mas resumindo, cai na quina da cama, três pontos. Aquela na sobrancelha?! Ah essa foi engraçada, era pequena também, não vi o pilar de madeira (relativamente grosso) na minha frente. 

A tatuagem de pimenta?! Não, não é pra dizer que sou “apimentada”, é um símbolo pra mim de mudanças e decisões que tomei num momento importante na vida. A frase na costela?! Uma maneira de carregar sempre minha família comigo! 

As marcas podem ser por escolhas, acidentes, erros. Mas de qualquer forma elas permanecem no nosso corpo. Assim são também as marcas, cicatrizes emocionais. Elas permanecem, por mais que não paremos pra olhar, por mais que a gente finja que não se encontram ali, por mais que a gente não quisesse que elas existissem. Simplesmente estão! 

Após meses sendo traída, após amizades desfeitas, após sofrimentos, mudanças e marcar são deixadas no nosso ser. A dificuldade de confiar até na sombra, a desconfiança, a insegurança, podem ser marcas deixadas sem que a gente faça a escolha. Porém, conforme Sartre “o importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”. 

Será que vou deixar de viver uma relação que me faz bem por já ter sido traída em outras?! Será que tenho que me privar de conhecer novos amigos por já ter me machucado com outros?! Será que vou deixar de cozinhar por já ter me queimado algumas vezes?! Será que vou parar de brincar por já ter me quebrado antes?! 

Quando começo a me impedir de viver, muitas vezes são essas marcas e cicatrizes impedindo a fluidez da vida. Elas irão permanecer, mas não devem me atrapalhar de seguir em frente! 

Permita-se amar, permita-se errar, permita-se viver!
Olhe para cada marca, cicatriz, como um aprendizado, como uma maneira de ser melhor!

erlaub dich

Um comentário:

  1. Como já disse anteriormente, SOU TEU FÃ!!!
    Fã da tua escrita, dos teus pensamentos que são realidade na vida de muitos, mas que por algum motivo não os expomos.
    Parabéns, felicidades sempre!!!!

    ResponderExcluir